O HR 500 é recomendado para clientes de diversos segmentos No processo de usinagem em geral os alargadores são ferramentas fundamentais, usadas para fazer furos com alta precisão geométrica, dimensional e acabamento superficial. A Gühring Brasil tem uma linha de alargadores de alta performance e geometria revolucionária chamada HR 500. A ferramenta vem com as coberturas Nano A, Signum e Carbo, sendo que esta última é para usinagem de alumínio. A cobertura Signum é voltada para aplicações em ferro fundido e a Nano A para uso geral, principalmente, em aços. Temos também a versão em Cermet, muito comum para aplicações em aços e ferros fundidos GGG.
A linha HR 500 Cast também é uma opção para a usinagem de ferro fundido, por exemplo: GGG. A qualidade de acabamento superficial abaixo de 1,2 Ra é possível em GGG. A opção HR 500 CAST alcança esses valores extraordinários graças à geometria desenvolvida para usinagem do ferro fundido cinzento e do revestimento Signum, que tem dureza extremamente elevada.
Outra característica da versão do HR 500 CAST é a capacidade do alargador em garantir maior estabilidade e rigidez contra forças de torção e radial devido ao seu maior número de cortes. “Como já ocorre com o alargador de alta performance HR 500, a vida prolongada da ferramenta, bem como valores superiores de avanço e velocidade de corte também são possíveis na usinagem de GGG”, salienta Neider Oliveira Soares, coordenador de engenharia e Inteligência de Mercado, da Gühring Brasil, empresa global com mais de 120 anos de experiência na produção de ferramentas rotativas.
O HR 500 disponibiliza mais dois modelos no portfólio, o HR 500T e HR 500G, indicados para vários tipos de materiais. “É uma ferramenta recomendada para clientes de segmentos diversos que possuem máquinas CNC, que buscam maior ganho de produtividade, precisão e redução de custo/peça”, informa Soares.
Além das características já mencionadas anteriormente, pode-se destacar o seu excepcional sistema de refrigeração, que graças a sua alta tecnologia é possível alcançar velocidades de corte extremamente elevadas, de 120 a 300 m/min, e avanços de até 3,6 mm/volta (dependendo do diâmetro), em uma gama de diâmetro que vai de 3mm a 76mm. “São alargadores que podem ser utilizados em vários segmentos, principalmente no setor automotivo, para usinagem de cabeçotes de motor, onde precisão e alta produtividade são itens muito exigidos”, explica Soares. A linha de alargadores pode ser utilizada na fabricação de máquinas de construção, agrícolas e na engenharia em geral.
Conheça mais sobre os
alargadores Gühring.