GÜHRING FOCA O MERCADO DE FERRAMENTAS MRO
Gühring
Fábricas inteligentes, indústria 4.0 e manutenção preditiva têm provocado uma demanda por ferramentas voltadas para a área de MRO.
Um dos pilares de um chão de fábrica produtivo, a manutenção industrial tem como propósito verificar e garantir a vida útil dos equipamentos por mais tempo. De acordo com Confederação Nacional da Indústria (CNI) o setor de manutenção, instalação e conserto de máquinas emprega mais de 200 mil pessoas em 21 mil empresas.
A Mordor Intelligence, empresa do ramo de análise e consultoria industrial, projeta um crescimento de 2,28% no mercado de Manutenção, Reparo e Operações (MRO), no período de 2023 a 2028, o que significa um faturamento mundial neste período de mais de US$ 471 bilhões.
Segundo dados da Abimaq, a indústria brasileira opera com maquinário antigo e defasado tecnologicamente. A idade média de máquinas e equipamentos usados nas indústrias de transformação e extrativa é de 14 anos e 38% usam equipamentos que estão próximos ou já ultrapassaram a idade sinalizada pelo fabricante como ciclo de vida ideal.
“De uns anos para cá tem sido crescente o hábito de reparar peças importantes do maquinário industrial ao invés de apenas substituí-las, e esse tipo de ação é que tem contribuído para o crescimento do mercado de MRO, que cada dia mais exige ferramentas especiais, robustas e que ajudam a reduzir os custos industriais”, ressalta o engenheiro Neider Soares, da Gühring Brasil. Essa categoria inclui uma ampla gama de peças, ferramentas e serviços necessários para manter uma linha de produção sempre ativa.
Por outro lado, o advento das fábricas inteligentes, da indústria 4.0, da manutenção preditiva, com o uso de sensores IoT que monitoram o desempenho de máquinas e ambientes, entre outros, têm contribuído para o crescimento do mercado de MRO, provocando uma demanda por ferramentas voltados para área de MRO.
A Gühring tem um imenso portfólio de produtos composto por brocas, fresas, machos, alargadores e escareadores, produzidos em Aço Rápido (HSS) e Aço Rápido enriquecido com Cobalto (HSCO). “São ferramentas para atender o dia a dia dos mais diferentes tipos de clientes, desde lojas de material industrial até pequenos prestadores de serviços de usinagem”, informa Soares.
A linha PowerLine engloba produtos exclusivos e por isso é indicada para atender este segmento. As ferramentas reúnem características importantes como matéria-prima de excelente qualidade que garante melhor produtividade e alta resistência. É o caso da nova broca DIN 338 GU5 Vario, com afiação autocentrante e facetada, em HSCO. A linha PowerLine compreende ainda as geometrias Gühring com afiação autocentrante e seus produtos especiais (GU 500, GT 100).
Tem também os alargadores de alta resistência em HSS-E conforme as normas DIN 208 e DIN 212 que fazem parte das soluções utilizadas neste setor. Para quem está atrás de rosqueamento de alto desempenho o destaque fica para linha de machos universais PowerTap, composta por 26 itens e produzida em aço rápido cobalto e em aço sinterizado
“Todas as nossas ferramentas são produzidas com alta tecnologia, são muito resistentes, além de serem produtos exclusivos para o setor MRO, com características técnicas específicas e condições comerciais muito competitivas”, enfatiza o engenheiro.