BOAS PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DE CAMINHÕES
Gühring
A partir deste ano, além do agronegócio, outros fatores deverão incrementar as vendas
Não são somente as vendas de máquinas agrícolas que estão bombando nos últimos tempos. O faturamento de caminhões também segue de vento em popa. No ano passado, foram fabricados mais de 158 mil veículos, uma alta na produção de 74,6%, sendo que as vendas cresceram 43,5% entre modelos pesados e semipesados. Para os especialistas, o melhor resultado anual desde 2013.
De janeiro a março de 2022, foram emplacados 26,7 mil caminhões, um crescimento de quase 4% em comparação com o mesmo período do ano passado. Lideram as vendas Volkswagen/MAN, Mercedes-Benz, Volvo, Iveco, Scania e DAF. O Brasil é o sexto maior produtor mundial de caminhões, abrigando no país 10 fabricantes com unidade industrial.
O agronegócio segue como a mola propulsora do segmento, com vendas importantes também para setores como construção civil, mineração e entregas urbanas. Dos 10 fabricantes, seis deles, que produzem caminhões e ônibus, anunciaram um aporte de investimentos no mercado brasileiro de R$ 6,8 bilhões até 2025. O setor de autopeças, com perto de 600 fábricas e escritórios no Brasil, fornece peças de reposição para automóveis, caminhões e tratores. No ano passado este segmento faturou R$ 163,3 bilhões, valor quase 30% superior ao registrado em 2020.
É comum ouvir, neste mercado, que a indústria de caminhões é movida a PIB, mas a partir deste ano, além do agronegócio, outros fatores deverão incrementar as vendas: a introdução dos motores diesel Euro 6 que deverá entrar em vigor no início de janeiro de 2023. As montadoras também apostam no programa de renovação da frota brasileira, o Renovar, que já está oficializado e deve fomentar as vendas nos próximos anos. Afinal, calcula-se que circulam pelo país perto de 900 mil caminhões com 25 a 30 anos de uso e que precisam ser substituídos.
A Gühring Brasil tem um leque de soluções inovadoras para as montadoras e autopeças ligadas ao segmento de caminhões no Brasil e no exterior. Essas soluções são perfeitamente aplicadas para a usinagem de bloco de motor, cabeçote, virabrequim, cubos de roda, manga de eixo, carcaça de transmissão, entre outras peças que são comuns neste setor.
A vasta linha de produtos é composta por: brocas da linha Exclusive Line, como a RT 100 R, a RT 100 U e a RT 100 T para usinagem de aço, ferro fundido e, principalmente, o ferro fundido vermicular. Outros produtos são as brocas canhão, bastante utilizadas pelo setor, como é o caso da linha EB 80, ZB 80 e a novíssima VB 80, de quatro cortes, para furos profundos. Também figuram na lista de produtos, a linha de brocas intercambiáveis HT 800 para usinagem de aço, aço inoxidável, ferro fundido e alumínio; além de um extenso portfólio de ferramentas de fresamento PCD e PCBN; e da família de alargadores HR 500 Cast para usinagem de ferro fundido GGG.