CONFIANÇA DA INDÚSTRIA SEGUE EM ALTA
Gühring
Pelo terceiro mês consecutivo, informa a CNI
A confiança do empresariado brasileiro continua positiva. Pelo terceiro mês consecutivo em julho, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Índice de Confiança do Empresário Brasileiro (Icei) avançou 0,3 ponto na comparação com junho, para 62 pontos.
Apesar de pequena, a elevação aponta para uma recuperação consistente na confiança do setor. “Mês a mês, estamos percebendo que essa confiança se consolida entre os empresários”, destacou o gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo.
Nos últimos três meses, o Icei acumula alta de 8,3 pontos e se distanciou da média histórica de 53,9 pontos. Encontra-se no maior patamar dos últimos 11 anos para o mês de julho. O Índice de Condições Atuais subiu 0,9 ponto para 55,7 pontos em julho, afastando-se da linha divisória de 50 pontos que separa pessimismo do otimismo dos empresários em todos os 30 setores da indústria que foram analisados.
O aumento foi impulsionado pela percepção mais positiva a respeito da economia brasileira, que aumentou em 1,6 ponto e se encontra atualmente em 54,4 pontos. Destaca-se que, em nove dos 11 setores em que houve queda de confiança, a queda foi menor ou igual a 1,5 ponto. Os únicos setores que registraram queda de confiança mais intensa foram produtos de Borracha, com queda de 3,5 pontos, e Bebidas, com um recuo de 2,7 pontos.
Ao todo foram entrevistadas 1.316 empresas. Entre elas, estão 498 de pequeno porte, 500 de médio porte e 318 de grande porte. Essa pesquisa foi realizada entre 1º a 7 de julho de 2021. (Fontes: CNI/Valor)