GM EXPLORA USO DO ChatGPT EM VEÍCULOS

GM EXPLORA USO DO ChatGPT EM VEÍCULOS
Gühring
A versão do assistente de IA nos carros da GM se comportará de maneira diferente

Ainda estamos longe de conseguir que a inteligência artificial nos conduza ao trabalho, mas alguns proprietários de carros logo estarão conversando com o ChatGPT em seu trajeto matinal.

A General Motors Company, que fabrica carros e caminhões Chevrolet, Cadillac, Buick e GMC, está trabalhando em um assistente pessoal virtual que usa modelos de inteligência artificial (IA) por trás do ChatGPT, segundo especialistas com conhecimento do produto.

O chatbot ativado por voz usará o serviço de nuvem Azure da Microsoft, que tem direitos exclusivos para a tecnologia OpenAI que alimenta o ChatGPT, o criador de imagens DALL·E e o chatbot Bing da Microsoft. Chatbot é um programa de computador que simula e processa conversas humanas (escritas ou faladas).

Scott Miller, vice-presidente de veículo definido por software e sistema operacional da GMC, confirmou alguns dos detalhes, incluindo que a empresa está desenvolvendo um assistente de IA, que ele disse que poderia levar as coisas além dos simples comandos de voz disponíveis nos carros de hoje.

Por exemplo, se um motorista tiver um pneu furado, ele pode pedir ao carro para explicar como trocá-lo, o que pode fazer com que o carro reproduza um vídeo instrutivo em uma tela dentro do veículo. Outro exemplo: uma luz de diagnóstico aparece no painel. Os motoristas podem perguntar ao assistente digital o que isso significa e se devem encostar ou continuar dirigindo para lidar com o problema somente quando chegarem em casa. Pode até ser possível marcar uma consulta em uma oficina recomendada.

Uma interface ativada por voz para motoristas há muito tempo é um objetivo de montadoras e empresas de tecnologia, mas a ideia nunca atingiu seu potencial.  Em parte porque a tecnologia de linguagem natural necessária para torná-los úteis não estava à altura do desafio.

Isso mudou nos últimos anos, à medida que as empresas utilizam avanços na tecnologia de IA conhecidos como “modelos transformadores” que são capazes de aprender com conjuntos de dados exponencialmente maiores, expandindo drasticamente suas capacidades. 

A GM tem uma vantagem inicial na incorporação da nova tecnologia em seus veículos por causa de sua parceria, fechada em janeiro de 2021, com a Microsoft, para desenvolver veículos autônomos. A versão do assistente de IA nos carros da GM se comportará de maneira diferente do ChatGPT ou do Bing Chat. Isso ocorre porque a GM está trabalhando para adicionar outra camada mais específica do carro sobre os modelos OpenAI, conhecidos por responder a qualquer pergunta, geralmente com resultados imprevisíveis.

A verdadeira competição para a IA das montadoras são os telefones celulares, que são partes valiosas e perigosas da direção contemporânea nos Estados Unidos, onde dirigir distraído causa cerca de 3.500 mortes por ano. Assim, a GM e outras montadoras têm tentado se transformar em empresas de tecnologia. Elas já estão no caminho certo. Quase todos os componentes do veículo dependem em parte do software. Mas reunir todas essas peças em um sistema operacional é o desafio que as montadoras têm trabalhado. (fonte: Semafor)
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