GTMS PODE REDUZIR CUSTOS INDUSTRIAIS EM ATÉ 20%
Gühring
Software da Gühring oferece controle eficiente de milhares de itens no chão de fábrica
Qualidade, produtividade e controle de custos são pilares essenciais para o sucesso de qualquer linha de produção industrial. Para alcançar esses objetivos, é fundamental uma gestão eficiente do chão de fábrica. Muitas vezes, variáveis nos processos produtivos resultam em desgaste excessivo e até quebra de ferramentas, gerando consumo elevado e falta de materiais, além de custos por peça superiores ao previsto.
No entanto, o problema pode não estar diretamente relacionado à ferramenta de corte, que acaba sendo prejudicada. “Buscamos o monitoramento em tempo real para identificar e corrigir rapidamente os focos de desperdício”, ressalta Antonio Granzoto, gerente de vendas da Gühring Brasil.
A Gühring, empresa com vasta experiência na produção de ferramentas rotativas, desenvolveu o GTMS (Gühring Tool Management Software), uma solução voltada para o controle de ferramentas e insumos no chão de fábrica. O software está implementado em mais de uma centena de projetos internacionais, abrangendo indústrias, comércio e serviços. O GTMS gerencia toda a cadeia de ferramentas, peças de produção, instrumentos de medição, dispositivos de fixação, EPIs e outros insumos cruciais para o funcionamento da linha de montagem.
"Com a implementação do nosso sistema, os clientes alcançam, em média, uma redução de 20% nos custos, pois conseguimos identificar a raiz dos problemas e, assim, desenvolver planos de ação robustos", afirma Granzoto. Ele menciona que cerca de 14% das interrupções no fluxo de trabalho são causadas pela falta de materiais intermediários devido a variáveis inesperadas, como quebras e desgaste prematuro.
O GTMS se destaca por prevenir a falta de materiais e evidenciar as principais causas de interrupção. "Nem sempre os problemas são logísticos. Ter dados em tempo real é fundamental para uma tomada de decisão mais assertiva. Isso nos permite reduzir o desperdício e melhorar a utilização dos recursos", ressalta o gerente.
A Gühring tem o objetivo de expandir essa expertise para além da indústria metalmecânica. “Se o GTMS é eficiente no controle de milhares de itens no setor industrial, ele pode ser igualmente eficaz em outros segmentos”, afirma Granzoto. O software pode, por exemplo, ser utilizado na gestão de frotas, monitorando a entrega de chaves, devolução de veículos e controle de quilometragem. Na área da saúde, pode controlar medicamentos em enfermarias ou insumos em centros cirúrgicos, evitando desperdícios e garantindo que produtos de alto custo não atinjam a data de vencimento. Em farmácias, pode gerenciar estoques de forma otimizada.
Na indústria, o GTMS controla uma ampla gama de insumos, como chaves, equipamentos de manutenção, instrumentos eletrônicos e calibradores, além de outros itens considerados essenciais para uma gestão rigorosa de consumo e custos. “Nosso objetivo principal é proporcionar um nível elevado de gestão e controle. O GTMS é modular e flexível, permitindo que atenda às necessidades específicas de cada cliente”, explica Granzoto. Além disso, o software é compatível com ferramentas de terceiros já instaladas no cliente.
Outro diferencial do GTMS é sua capacidade de integração com sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), PPS (Planejamento e Produção) e outros sistemas de gestão. “Com a Indústria 4.0, conectar as informações entre diversas áreas da empresa é indispensável”, conclui Granzoto.