Robusta, extremamente rápida e precisa. Essas são algumas das qualidades da nova linha de fresas RF 100 Speed já disponível no mercado brasileiro. São duas novas versões, a Speed M (quatro cortes), voltada para aplicações em aços, em aços inox e superligas. Já a versão Speed P (também com quatro cortes) é adequada para trabalhar com aços, ferro fundido e algumas aplicações em material endurecido até 48 HRC. São produzidas com metal duro e levam cobertura SuperA.
Jonas Prado, engenheiro de aplicações da Gühring Brasil, explica que a linha incorpora duas novas opções, a RF100 5 Speed e RF100 7 Speed. “Estas fresas têm 5 e 7 cortes com raio de canto/chanfro e com ângulos de hélice diferentes das atuais fresas com 4 cortes”.
Segundo o engenheiro, são ferramentas voltadas para fresamento em geral, desbaste e acabamento, usinagem trocoidal, HPC, usinagem de paredes com AP máximo e slots para as fresas curtas. Prado ressalta que a linha de fresas RF 100 Speed é recomendada para máquinas CNC e para trabalhar em máquinas com boas condições de uso. Possuem ângulo de hélice de 48° para as versões de 4 cortes e 38° e 32° para as versões com 5 e 7 cortes.
Ambos os modelos possuem corte suave mesmo em grandes profundidades de corte AP, podendo ser também utilizadas em operações MQL, com avanços mais altos e menor tempo de usinagem. A linha RF 100 Speed atende os segmentos automobilístico, aeroespacial, de máquinas e equipamentos, matrizaria e ferramentarias e o setor alimentício. (Março/20)