NOVAS EXPECTATIVAS PARA A ECONOMIA EM 2021
Gühring
Brasil caminha para um crescimento de até 4,5%
De acordo com o Relatório de Mercado Focus, do Banco Central, a expectativa para a economia em 2021 passou de alta de 4,85% para elevação de 5%. Semanas atrás a estimativa era de uma alta 3,52%. Para o ano que vem, as previsões dos economistas do mercado financeiro é que o Produto Interno Bruto (PIB) fique em 2,10%.
Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI) o avanço da vacinação contra a Covid-19 e a adoção de medidas de estímulo à economia são responsáveis pelo novo panorama. Assim o Brasil caminha para um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) próximo a 4,5% no fechamento de 2021.
Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, ressalta que apesar de problemas como o aumento no contágio pela Covid-19 e a alta na inflação, outros fatores positivos têm contribuído para uma recuperação da economia. Entre eles um impacto menor da segunda onda sobre a atividade industrial, a liberação gradativa do setor de serviços e a oferta de insumos e matérias-primas no mercado para a produção industrial.
“Em março, quando divulgamos a projeção para um crescimento do PIB de 3% em 2021, considerávamos um cenário base. Diante dos resultados do primeiro semestre, nossas expectativas caminham mais fortemente para a concretização do cenário otimista, de crescimento próximo a 4,5%”, disse Azevedo. (Fontes: BC e CNI)