O QUE ESPERAR DE 2021?

O QUE ESPERAR DE 2021?
Gühring
Que o governo tome medidas urgentes que permita o crescimento sustentado da economia

Na visão da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), “é preciso ter a clara noção de que o aumento da desigualdade social e da violência, gerados pela pandemia, a polarização da sociedade, o alto desemprego e o crescente desalento de nossa juventude não podem ser enfrentados em 2021 sem a retomada do crescimento sustentado, essencial inclusive para o equilíbrio das contas públicas”. 

João Marchesan, presidente do Conselho de Administração da Abimaq, ressalta que os números do setor indicam que “chegamos ao final de 2020 com expectativas bastante otimistas, uma vez que em outubro, o resultado da pesquisa dos indicadores conjunturais da indústria de máquinas e equipamentos novamente registrou alta importante na receita líquida mensal”, diz. A receita líquida do setor somou R$ 14,6 bilhões, o que registra um crescimento de 16% em relação ao mesmo mês do ano passado. “Podemos considerar que esta foi a alta mais significativa em 2020. Com o quarto avanço consecutivo da receita, o setor passou a acumular resultado positivo na somatória do ano”. 

Entre janeiro e outubro, a receita líquida avançou 0,7%. Este quadro estável do faturamento de máquinas conta com o bom desempenho do mercado interno e da queda menos acentuada das exportações. Em outubro, a receita doméstica cresceu 16,9% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Na somatória entre janeiro e outubro, as vendas internas avançaram 5,1%. “Podemos então deixar aqui uma expectativa positiva em relação ao ano de 2021. Se contarmos ainda que o governo tome medidas urgentes no sentido de se organizar de forma a permitir o crescimento sustentado da economia de modo que a reversão da desindustrialização garanta emprego e renda para o cidadão, teremos um 2021 promissor. Para isso são necessárias ações que garantam a isonomia competitiva do setor produtivo, proporcionando ampliação de sua participação no mercado doméstico e internacional.

Para tanto, em 2021 devemos continuar articulando com o governo e lutando pela criação de uma política industrial condizente com a indústria brasileira de bens de capital mecânicos, que é o setor responsável pela difusão tecnológica em toda a cadeia produtiva, e que tem papel preponderante no aumento da produtividade nos setores agrícolas, de serviço e industrial. A Abimaq continuará insistindo nas reformas, tributária, administrativa e política. Especialmente a tributária, já que o país necessita com urgência de uma reforma que garanta ao sistema tributário nacional a simplificação, justiça e transparência desejada por todos os contribuintes. 

“Somos um setor expressivo dentro do contexto político e econômico do país. Nossos produtos estão presentes em praticamente todos os setores da economia e, portanto, tem um efeito multiplicador muito importante para o Brasil. Apesar de todos os percalços, em 2020 a Abimaq Não Parou. Esteve presente e atuante em todas frentes possíveis. E não vamos parar em 2021. (fonte: Abimaq)
Conexão GÜHRING
Cadastre-se para receber notícias do setor:
Você foi cadastrado com sucesso!
Endereço
Avenida Tranquillo Giannini, 1051 - Distrito Industrial – CEP 13329-600 – Salto – S.P. - Brasil
O acesso a redes sociais, quando iniciado por meio do site da Gühring Brasil, resulta na coleta de informações do usuário por parceiros, tais como o Facebook, Youtube e LinkedIn.Visando manter a transparência do tratamento de dados iniciado por meio do nosso site, colocamos à disposição o link relativo aos Avisos de Privacidade desses terceiros. Facebook: https://www.facebook.com/privacy/explanation
Facebook
O acesso a redes sociais, quando iniciado por meio do site da Gühring Brasil, resulta na coleta de informações do usuário por parceiros, tais como o Facebook, Youtube e LinkedIn. Visando manter a transparência do tratamento de dados iniciado por meio do nosso site, colocamos à disposição o link relativo aos Avisos de Privacidade desses terceiros.Youtube: https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
Youtube
O acesso a redes sociais, quando iniciado por meio do site da Gühring Brasil, resulta na coleta de informações do usuário por parceiros, tais como o Facebook, Youtube e LinkedIn. Visando manter a transparência do tratamento de dados iniciado por meio do nosso site, colocamos à disposição o link relativo aos Avisos de Privacidade desses terceiros. LinkedIn: https://br.linkedin.com/legal/privacy-polic
Linkedin
Copyright © Gühring Brasil
Implementação Evernet