PORTFÓLIO DE RESPEITO PARA O SETOR DE MOLDES E MATRIZES
Gühring
A Gühring tem uma variedade de ferramentas projetadas para atender as exigências do segmento
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), o setor de moldes e matrizes é hoje composto por cerca de 2 mil ferramentarias. Existem ainda cerca de 3.500 ferramentarias cativas. A maior parte delas - cerca de 1 mil - estão localizadas no Estado de São Paulo. A Gühring do Brasil tem um amplo portfólio de soluções para os mais diversos segmentos que utilizam moldes e matrizes no seu dia a dia, como é o caso do setor de ferramentarias, por exemplo. Além da indústria de bens de consumo, a fabricação de moldes e matrizes tem desempenhado um papel cada vez mais importante e indispensável em setores diversos da indústria.
“Disponibilizamos uma gama de ferramentas projetadas para atender as exigências do segmento de moldes e matrizes como, por exemplo, a série RF 100: composta por fresas de alta performance com hélice desigual para desbaste e acabamento com alto desempenho e máxima qualidade, e nível de dureza de até 48 HRC”, ressalta Neider Oliveira Soares, da Gühring Brasil.
Ele cita também o setor de fresamento, em particular, que oferece uma ampla série de ferramentas ainda mais especializadas, tais como fresas High Speed Cutting (HSC) para usinagem de materiais com dureza de até 65 HRC, disponíveis como fresas toroidais e esféricas para usinagem de perfis ou cópia de moldes e matrizes. As fresas toroidais, assim como as fresas esféricas, podem ser adquiridas com tolerância de raio de até +/-0,005 mm.
Soares observa que para as operações de rosqueamento, a primeira opção em usinagem de materiais endurecidos de até 55 HRC é a linha em Aço Rápido Cobalto Sinterizado (HSS-E-PM) ou para os materiais com até 65 HRC de dureza, a recomendação é usar ferramenta de roscar em metal duro sólido. “Machos laminadores também podem ser uma opção para os materiais com até 1200 N/mm2 ou fresas para rosqueamento em materiais com dureza até 54 HRC”, diz.
Alargadores manuais ou para uso em máquinas (NC) estão disponíveis no portifólio da Gühring. Podem ser itens em Aço Rápido Cobalto (HSS-E) para materiais de até 1000 N/mm2 ou nossos alargadores de alta performance, chamados de HR500 (de metal duro ou cermet), aqui o desempenho no processo é elevado e é possível usinar aços endurecidos até 65 HRC.
Outro produto voltado para a área de moldes e matrizes é a MTMH3-Z, broca e fresa de rosca numa única ferramenta, que permite ao usuário furar e fazer uma rosca por interpolação com elevadíssimo nível de qualidade. A MTMH3-Z é feita de um metal duro de grão fino especial, caracterizado por sua alta dureza e é ideal para usinagem de ligas endurecidas. “São fresas adequadas para rosqueamento de aço, aço inoxidável, titânio, ligas de alta temperatura e materiais não ferrosos”, finaliza Soares.