A força dos ventos na terra e no mar
Os 27,4 gigawatts (GW) de energia eólica gerados pelos bons ventos brasileiros já são capazes de abastecer mensalmente 36,2 milhões de residências, beneficiando 108 milhões de habitantes (dados de 2023).
De acordo com a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), o país que já é o sexto no ranking mundial de geração eólica, tem hoje uma infraestrutura, composta por mais de 10 mil aerogeradores operando em 12 Estados, com 916 parques eólicos, sendo que mais de 80% destes parques estão no Nordeste. De 2010 a 2021 foram investidos no setor US$ 42,3 bilhões.
Este mercado vai ampliar nos próximos anos. O governo brasileiro editou um decreto permitindo o uso de espaços físicos em águas do mar. O Brasil dá seus primeiros passos para geração de energia eólica offshore, como acontece com as plataformas de petróleo. Com 7.367 km de costa e 3,5 milhões km² de espaço marítimo sob sua jurisdição, o potencial eólico do país deverá aumentar muito nos próximos anos. Segundo estudos da Confederação Nacional da Indústria (CNI) é possível ampliar, com a offshore, em 3,6 vezes a capacidade brasileira de produção de energia, podendo chegar a 700 gigawatts (GW).
A cadeia de fornecedores é formada por mais de 100 indústrias diretamente ligadas ao setor, que fabricam componentes eólicos, como pás, torres e geradores, além de empresas de serviços que fazem a montagem da turbina eólica, entre outros.
A Gühring tem uma vasta linha de soluções para o setor de energia eólica. A família de machos laminadores modulares que está entrando mercado é exemplo disso. Ferramenta de roscar intercambiável feita em metal duro, ela usa haste de aço (HSS-E) para fixação e tem revestimento AlCrN.
Já a broca HT 800 é adequada para usinagem de aço, aço inoxidável, ferro fundido e alumínio. A família de brocas helicoidais RT 100 é indicada para aplicações diversas, inclusive para furos profundos, que tradicionalmente se usa as brocas canhão. A RT 100 R é especialista na usinagem de ferro fundido, principalmente o ferro fundido vermicular, para aplicações em materiais extremamente duros, abrasivos e difíceis de usinar.
Outro exemplo, é a robusta linha Grooving, que pode ser utilizada na indústria eólica, devido a um abrangente programa de barras para torneamento, corte, canais e rosqueamento, composto por aproximadamente 8.000 produtos. Oferece também uma grande diversidade sistemas de fixação, de componentes para o spindle da máquina, mandris, dentro da linha GM 300; e os alargadores HR 500 de alta performance perfeito em todos os materiais e diâmetros.
Veja algumas das soluções e ferramentas que atendem as empresas do setor: