SIDERÚRGICAS PROJETAM INVESTIMENTOS DE R$ 52 BILHÕES ATÉ 2026
Gühring
Produtores de aço mantêm previsão de crescimento em 2022
O aço está presente em diversos segmentos da economia, de forma bastante significativa em nossa sociedade, de utensílios domésticos a lâminas de barbear, de produção de aeronaves e automóveis a máquinas, equipamentos e ferramentas, além da forte presença na indústria da construção civil. O Brasil foi o 9º maior produtor mundial em ranking liderado pela China, com mais de 1 bilhão de toneladas alcançadas, segundo o Instituto Aço Brasil. Três segmentos representam mais de 80% do consumo de aço no mercado nacional: construção civil (41,2%), automotivo (21,3%) e bens de capital (19,6).
No espaço de cinco anos, entre 2022 e 2026, o segmento siderúrgico prevê investimentos na ordem de R$ 52,5 bilhões no Brasil. De acordo com o presidente executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, boa parte desses aportes deverá ser destinada a ações para possibilitar o enquadramento das empresas nas metas de mudanças climáticas e em tecnologia. Uma eventual revisão das estimativas foi realizada em junho passado pois, segundo o executivo, a confiança está melhorando, com a confirmação do setor para a previsão de investimentos.
A entidade projeta crescimento de 2,2% na produção anual de aço bruto, para 37 milhões de toneladas, e de 1,5% no consumo aparente, a 26,9 milhões de toneladas. As vendas domésticas devem subir 2,5%, a 23 milhões de toneladas, enquanto exportações devem avançar 1,5%, para 11,1 milhões de toneladas. As importações, por sua vez, devem cair 12%, a 4,3 milhões de toneladas.
Segundo o Instituto, existem oportunidades de abastecimento no mercado local, investimento crescente em energia renovável, novos projetos de infraestrutura, atividade aquecida na construção civil e setor agrícola forte, sustentando a demanda de máquinas e equipamentos, além das oportunidades de exportação decorrentes de problemas na logística global. Todos esses aspectos suportam o otimismo do setor. (fonte: Aço Brasil)