WORKSHOP DA GÜHRING ABORDOU OS DESAFIOS DO SETOR FERRAMENTEIRO NA ERA DA INDÚSTRIA 4.0

WORKSHOP DA GÜHRING ABORDOU OS DESAFIOS DO SETOR FERRAMENTEIRO NA ERA DA INDÚSTRIA 4.0
Feiras e eventos
O 16º Encontro Nacional de Ferramentarias (Enafer2024) que aconteceu nos dias 20 e 21 de junho, no Ágora Tech Park, em Joinville (SC), foi um sucesso. Segundo os organizadores, mais de 1.500 profissionais se credenciaram para o evento. Foram discutidos temas cruciais sobre a sustentabilidade do setor ferramenteiro nacional e mundial. 

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), organizadora do encontro, indicam a existência de 2.000 empresas de ferramentais no mercado brasileiro. Somente na região sul são 350. Além das 3.500 ferramentarias cativas, aquelas instaladas dentro de grandes companhias. Por exemplo, WEG, Docol, Volkswagem, Fiat, GM etc. têm seus próprios centros de usinagem. 

O vice-presidente da República Geraldo Alckmin participou do evento e ressaltou a importância do setor: “a indústria de ferramentaria vai desde óculos até avião. Nós temos moldes que pesam mais de 100 toneladas. Então, é uma indústria muito forte e é importante que ela cresça”, ressaltou ele que também acumula o cargo de ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. 

Alckmin listou aos presentes os principais programas do governo em andamento para contribuir com o desenvolvimento do setor, que movimenta atualmente apenas 0,4% dos US$ 42 bilhões gerados mundialmente, embora seja considerado fundamental para a indústria.  Falou ainda dos quatro eixos prioritários da Nova Indústria Brasil (NIB) — inovação, sustentabilidade, competitividade e exportação. Também destacou as ações, em cada um deles, que devem receber a atenção do setor de ferramentarias.

Ferramentaria 4.0

Entre os diversos temas debatidos estavam capacitação técnica, cadeia produtiva, a situação atual do programa ROTA 2030 (programa Mover) e a adoção do conceito Indústria 4.0 nas ferramentarias. A Gühring Brasil, uma das patrocinadoras do Enafer2024, recebeu mais de 300 visitantes em seu estande, e levou para o evento um workshop completo focado na Eficiência Operacional para a Ferramentaria 4.0. 

“Nossa intenção foi abordar com as ferramentarias, de forma didática, a importância da jornada rumo à Indústria 4.0, principalmente para aquelas que desejam se modernizar de forma consistente e se preparar para encarar mercados extremamente competitivos como o da indústria automotiva”, ressaltou Priscila Bittencourt, engenheira de processos da área de Experiência do Cliente da Gühring Brasil e uma das palestrantes do evento. 
WORKSHOP DA GÜHRING ABORDOU OS DESAFIOS DO SETOR FERRAMENTEIRO NA ERA DA INDÚSTRIA 4.0
A palestra do engenheiro Bruno Ribeiro, responsável pelo do escritório regional da Gühring em Santa Catarina, no Enafer 2024, tratou de produtos e serviços voltados para a indústria ferramenteira, um setor estratégico que atende todos os tipos de indústrias. “Dominamos todos os processos quando o assunto é ferramenta. Nossa competência está baseada em quatro pilares. Produzimos nossa matéria-prima com liga de metal de duro de altíssima qualidade”. 

Retooling 

Ribeiro falou de produtos e serviços que se encaixam no dia a dia dos ferramenteiros, bem como nas centenas de ferramentais que operam com injeção, corte e dobra, e para isso precisam usar máquinas como centros de usinagem, fresadoras, máquinas manuais, convencionais e CNC em geral. Não importando se a operação usina materiais como aço, aço ligado ou alumínio. 

Outro tema abordado foi a área de OEM Retooling, da Gühring, uma ótima opção para as empresas do setor ferramenteiro que precisam atualizar ou converter a um novo processo. “Mostramos nosso sistema de armazenamento automatizado (vending machines) voltado para pequenas e médias empresas, junto com o consagrado sistema de gestão de ferramentas (GTMS)”, concluiu Ribeiro.
WORKSHOP DA GÜHRING ABORDOU OS DESAFIOS DO SETOR FERRAMENTEIRO NA ERA DA INDÚSTRIA 4.0

Papa dos moldes

Durante a Enafer, a Gühring recebeu uma visita ilustre no seu estande: o “papa” dos moldes e matrizes Rainer Dangel, autor de vários livros sobre o tema e também um conhecido fabricante desses dispositivos. Foi recebido pelo engenheiro Alexandre Borges e o gerente comercial Diego Cerqueira. A carreira profissional de Dangel começou em 1976, quando se formou para ferramenteiro e começou a atuar no setor de moldes. Anos depois, em 87, iniciou seu próprio negócio com uma oficina de fresagem CNC que produzia componentes de moldes. Dangel acumula mais de 40 anos de experiência profissional.
Conexão GÜHRING
Cadastre-se para receber notícias do setor:
Você foi cadastrado com sucesso!
Endereço
Avenida Tranquillo Giannini, 1051 - Distrito Industrial – CEP 13329-600 – Salto – S.P. - Brasil
O acesso a redes sociais, quando iniciado por meio do site da Gühring Brasil, resulta na coleta de informações do usuário por parceiros, tais como o Facebook, Youtube e LinkedIn.Visando manter a transparência do tratamento de dados iniciado por meio do nosso site, colocamos à disposição o link relativo aos Avisos de Privacidade desses terceiros. Facebook: https://www.facebook.com/privacy/explanation
Facebook
O acesso a redes sociais, quando iniciado por meio do site da Gühring Brasil, resulta na coleta de informações do usuário por parceiros, tais como o Facebook, Youtube e LinkedIn. Visando manter a transparência do tratamento de dados iniciado por meio do nosso site, colocamos à disposição o link relativo aos Avisos de Privacidade desses terceiros.Youtube: https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
Youtube
O acesso a redes sociais, quando iniciado por meio do site da Gühring Brasil, resulta na coleta de informações do usuário por parceiros, tais como o Facebook, Youtube e LinkedIn. Visando manter a transparência do tratamento de dados iniciado por meio do nosso site, colocamos à disposição o link relativo aos Avisos de Privacidade desses terceiros. LinkedIn: https://br.linkedin.com/legal/privacy-polic
Linkedin
Copyright © Gühring Brasil
Implementação Evernet